sábado, 22 de novembro de 2008

Envelhecimento Saudável

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para cada 100 jovens há 25 idosos no Brasil. O número de brasileiros maiores de 60 anos é de cerca de 17,6 milhões, o que significa dizer que 9,7% da população brasileira é composta por pessoas da terceira idade. O País está na lista dos dez países com maior população de pessoas idosas em termos absolutos do mundo. Segundo o IBGE, o Brasil ocupa a oitava colocação, à frente de Itália e França. Os primeiros do ranking são China, Índia, Estados Unidos, Japão, Rússia, Alemanha e Indonésia.Para a ex-professora Maria de Lourdes Neves a maturidade traz consigo certas dificuldades físicas que exigem uma atenção especial, tanto da família, quanto do próprio estado. Simples tarefas, antes realizadas com destreza e rapidez, transformam-se em verdadeiros desafios. A saúde fica mais frágil e exige cuidados diferenciados, demanda que nem sempre é atendida adequadamente. Esse é uma dos objetivos de estudo da pesquisa Sabe (Saúde, bem-estar e envelhecimento), realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde em sete cidades espalhadas pela América Latina e Caribe.
Na melhoria da qualidade de vida dos idosos e na prevenção de doenças, as atividades físicas também são grandes aliadas. Envelhece com saúde quem se previne das doenças que podem ao longo da vida, de preferência através do controle de fatores de risco, como o fumo, o sedentarismo e o colesterol alto. Vale dizer que a atividade e uma alimentação saudável são algumas das bases para o bom envelhecimento. Exames médicos periódicos e o aconselhamento médico também podem garantir que estamos no caminho certo, mas é fundamental entender que antes de tudo, o envelhecimento saudável é uma escolha e um compromisso pessoal. Um compromisso antes de tudo com a manutenção da saúde, prevenção das doenças evitáveis ou das complicações das doenças inevitáveis. Enfim, o envelhecimento saudável é uma aplicação científica do velho ditado: Prevenir é o melhor remédio.

Dicas para envelhecer bem e com saúde

*Manter hábitos saudáveis:
Evite o fumo, as drogas, a bebida em excesso e os ambientes poluídos. São todos a saúde. Também não se automedique.
*Atividade Social:
Sabe-se que a convivência social saudável é um ótimo antídoto contra a depressão preservar a memória.
*Atividade Intelectual:
Manter-se ativo intelectualmente através de jogos leituras, bate-papo e outros, preservarem a memória.
*Boa Alimentação:
Procure ter uma alimentação variada, rica em frutas e verduras. Evite principalmente doces.
*Atividade Física:
É a recomendação número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os da terceira idade.
A atividade física ajuda você a prevenir e controlar:
-obesidade
-diabetes
-hipertensão
-osteoporose
-colesterol alto
-doenças do coração
-reduzir o consumo de medicamentos
-melhorar sua condição física e disposição para as atividades diárias
-evitar o estresse, a depressão e o isolamento.


3- Benefícios das Atividades Físicas na Terceira Idade

São regredidas ao decorrer do processo de envelhecimento, bem como:

*Capacidades Físicas- há uma diminuição de : coordenação motora grossa e fina, habilidades, equilíbrio, esquema corporal, visão e audição;

*Modificações anatomo-fisiológicas-hipotrofia cerebral e muscular, diminuição da elasticidade vascular e muscular, concentração de tecido adiposo, tendência à perda de cálcio pelos ossos, desvios de coluna, redução da mobilidade articular, altura, densidade óssea, volume respiratório, resistência cardio-pulmonar, frequência cardíaca máxima, débito cardíaco, consumo máximo de oxigênio e mecanismos de adaptação
(hemodinâmicos, termorreguladores, imunitários e hidratação), insuficiência cardíaca;

*Função Cognitiva- é expressa pela velocidade de processamento das informações, assim influenciadas pela quantidade de motivação e estimulação. Com isso, só sofrerá negativas se não for estimulada.

Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular da terceira idade:

*Melhora da velocidade de andar.
*Melhora de equilíbrio.
*Aumento do nível de atividade física espontânea.
*Melhora da auto-eficácia.
*Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
*Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença Cardíaca.
*Melhora da ingestão alimentar.
*Diminuição da depressão.
O exercício contribui na prevenção das quedas através de mecanismos:
*Fortalece os músculos das pernas e costas.
*Melhora os reflexos.
*Melhora a sinergia motora das reações posturais.
*Melhora a velocidade de andar.
*Incrementa a flexibilidade.
*Mantém o peso corporal.
*Melhora a mobilidade.
*Diminui o risco de doença cardiovascular.

Nenhum comentário: